Vila Mariana / Ep. 02 – Uma história e tanto só para começar.

A gente poderia começar a história do bairro da Vila Mariana pelo jeito mais comum: seguindo a linha do tempo. Mas não é nosso estilo fazer o comum. Então, comecemos não com algum evento e sim, com um fato natural: a Vila Mariana sempre esteve numa posição privilegiada na geografia de São Paulo. Significa dizer que ela é cercada de tudo o que mais um cidadão pode desejar ou precisar para o estilo de vida paulistano. A tradição já começa por aí…

Porém, esse fato virou história lá no passado. Desde o Século XVII, o povoamento da região já se mostrava acentuado por conta da localização estratégica da Vila Mariana, caprichosamente estabelecida entre o planalto e o mar. Durante muito tempo, a produção agrícola do Oeste Paulista escoava pela rota da Vila Mariana. O que surpreende é que isso não fez o bairro se perder em seu florescimento.

Na transição entre os Séculos XIX e XX, São Paulo se desenvolvia em ritmo e intensidade descomunais. Sabe-se que, na prática, este crescimento desordenado trouxe problemas cujos efeitos são sentidos até hoje em todo o município. A Vila Mariana, por outro lado, conseguiu se preservar de certa forma em meio à efervescência metropolitana da vida, do comércio e dos negócios.

Ao contrário de outras regiões da cidade, com intenso progresso fabril, a Vila Mariana não foi alvo de vilas operárias. Isso porque ela oferecia fácil acesso dos trabalhadores a outros bairros por meio de variadas linhas de bondes e proximidade com a zona mais urbana do município. Ou seja, já era possível naquela época morar na Vila Mariana em meio a uma urbanização de mais qualidade de vida e acessar os locais de trabalho com facilidade.

A partir das crises de 1910 e 1920, as fábricas começam a se retirar do bairro, deixando lá a classe média que se fixara à Vila Mariana pela facilidade de transportes e pelos serviços urbanos.

Sendo assim, o primeiro núcleo de urbanização da Vila Mariana surge ao longo do eixo de circulação para o mar, no que atualmente é a Rua Vergueiro, e no eixo para a gigantesca região de Santo Amaro, atual Rua Domingos de Moraes.

Dá para sentir como a Vila Mariana se assemelha a um organismo vivo que revela uma vocação em sua existência: preservar condições totais para morar, trabalhar e aproveitar os benefícios de uma metrópole tão plural como São Paulo. No próximo artigo, vamos complementar a história básica da Vila Mariana com assuntos ainda mais enriquecedores sobre este bairro tão tradicional de São Paulo. Um bairro que pode estar cada vez mais nos seus planos, não é mesmo?

Compartilhe:

Deixe um comentário

BLOG QDI

Espaço de reflexão e comunicação da QDI com toda a sociedade, focado em estreitar relacionamento com pessoas, clientes, investidores e parceiros estratégicos de negócios. Informação e conhecimento relevante e estimulante.

PUBLICAÇÕES POPULARES

REDES SOCIAIS

Fale com a QDI

Escolha como deseja entrar em contato com a QDI e aguarde retorno em breve!

Por favor preencha os campos abaixo e clique no botão Enviar.
Em breve um de nossos corretores entrará em contato com você.

Por favor preencha os campos abaixo e clique no botão Enviar. Você será redirecionado ao WhatsApp
Ou em breve um de nossos corretores entrará em contato com você.

Por favor preencha os campos abaixo e clique no botão Enviar.
Em breve um de nossos corretores entrará em contato com você.