Entre as mais tradicionais regiões de São Paulo, a Vila Marina ocupa um lugar especial no coração de gerações paulistanas que ali nasceram, cresceram e se firmaram tanto pessoal quanto profissionalmente. O que melhor explica isso é o fato de que as famílias que ao longo do Séc. XX se estabeleceram na Vila Mariana, perpetuaram valores como cidadania, civilidade, senso comunitário e respeito como um todo pela harmonia arquitetônica e pelo urbanismo do bem estar.
A sensação que se tem ao estar neste bairro é de pura nostalgia. De resgate dos antigos quintais. Do ficar na frente de casa conversando curtindo a vida em vizinhança, seja criança, adulto ou idoso.
Se você acredita que um bairro é um organismo vivo e que seu coração pulsa no ritmo do coração de seus moradores, a Vila Mariana atravessou os tempos sem perder essa identidade romântica, chegando aos dias de hoje com qualidades comprovadas por estatísticas admiráveis. Veja só:
IDH – Tudo começa por cima logo de cara! O IDH da Vila Mariana é 0,950, sendo o 7º melhor da cidade. É um índice muito elevado.
Longevidade – Aqui, o bairro se prova com excelentes condições para a qualidade de vida: a média de idade na expectativa na Vila Mariana é de 78 anos, índice que também figura entre os 10 melhores da capital paulista.
Renda Média Familiar Mensal – Neste quesito, a Vila Mariana está em 11º lugar entre todos os bairros paulistanos. Isto é, a renda média familiar mensal da região está 68% acima da média, girando em torno de quase R$ 8.000,00!
Nível Socioeconômico das Escolas – Mais uma vez, um dado altamente favorável para o bairro. Numa combinação de fatores: a Vila Mariana tem: mais de 80% de seus moradores com o Ensino Fundamental completo (frente a 49% de média do município), além de mais de 71% da população tendo concluído o Ensino Médio (a média da cidade fica em 33,7% e, por fim, um índice de analfabetismo de apenas 1% (mais de quatro vezes mais baixa que a média de São Paulo).
Meio ambiente – Neste assunto, a Vila Mariana levanta a taça de campeã! Na proporção de resíduos domésticos coletados seletivamente pelas subprefeituras, este tão desejado bairro alcançou índice de 10,6! Um privilégio frente a média de São Paulo de 2,1.
Acesso a transporte – Para completar, é possível identificar a vantagem da Vila Mariana neste quesito de mobilidade também. No cálculo, mede–se a proporção da população que acessa trem, metrô e monotrilho, sendo residente em um raio de até 1km destes meios. A Vila Mariana está em 6º lugar, com índice de 65%. Na cidade, a média é de reduzidos 18,1%.
Nos próximos artigos, conheça todas as atrações da Vila Mariana em setores vitais para a qualidade de vida em São Paulo, incluindo
mobilidade, comércio e serviços, lazer, entretenimento, educação e saúde.