A Vila Mariana nasceu oficialmente como bairro (Distrito) em 3 de Setembro de 1895. Várias chácaras foram gerando as origens do bairro. As que mais se destacaram nesse processo são: Chácara D. Alexandrina, Chácara Moreira, Chácara dos Fagundes, Chácara da Glória e Vila Clementino.
Como já dissemos em artigos anteriores, privilégios na sua localização tornaram a Vila Mariana atraente de se viver desde os primórdios. Um deles é o favorecimento desde cedo pela proximidade com a Av. Paulista, o mais importante vetor de expansão e implantação de investimentos urbanos de São Paulo.
No final da década de 1950, o distrito de Vila Mariana já dispunha de arruamento e parcelamento, este último comumente definido como loteamento. E a última área a ser loteada foi a famosa Chácara Klabin que fazia parte das terras de Mauricio Klabin desde 1904. Uma longa disputa judicial, contudo, arrastou a consolidação do valoroso loteamento até 1969, quando finalmente a área foi loteada e passou a impulsionar ainda mais a região no plano imobiliário.
Aos poucos, a Vila Mariana foi mesclando sua identidade mais residencial dos loteamentos com o surgimento de fábricas que produziam fósforos, chapéus, pianos, cerveja, chocolates e muitos outros itens de consumo. Toda essa evolução estava ligada também à implantação da estrada de ferro para Santo Amaro. Sem perder seu caráter, o bairro também passou a contemplar muito mais opções de empregos para quem já residia por ali, tornando a tradição da qualidade de vida mais significativa com o enriquecimento do mercado de trabalho.
E assim, a Vila Mariana atravessou o Século XX: consolidando o desejo do cidadão em unir o útil ao agradável, o bem estar à rotina, a casa ao trabalho e o prazer à necessidade. Mantendo o máximo possível de harmonia nessas combinações e erguendo um dos bairros mais desejados por várias gerações de famílias.
Acompanhe mais sobre a história da Vila Mariana nos próximos artigos. E deixe-se levar pela força da tradição, civilidade, bem estar e qualidade de vida que este bairro oferece como poucos.